
UPA Paulista realiza ação educativa em escola estadual para reforçar cuidados com a saúde bucal, hipertensão e diabetes
Compartilhe esse artigo
Atividade aconteceu no dia 05 de abril, na EREM Radialista Luiz Queiroga, em Jardim Paulista
A UPA Paulista, unidade da Rede Estadual de Saúde gerenciada pela Fundação Manoel da Silva Almeida / Hospital Maria Lucinda, realizou, no último dia 05 de abril, uma ação educativa com os alunos do 3º ano da EREM Radialista Luiz Queiroga, em Jardim Paulista. A atividade é uma das iniciativas do Projeto Upanizar, que acontece semestralmente e tem como objetivo sensibilizar a população sobre o cuidado preventivo no controle da hipertensão e diabetes.
Na programação, houve uma palestra especialmente voltada para a prevenção da hipertensão e do diabetes na adolescência. A abordagem esteve focada em orientar os estudantes sobre os fatores de risco, os sinais de alerta e a importância de hábitos saudáveis desde cedo, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas e redução do consumo de ultraprocessados. A proposta é estimular o autocuidado entre os jovens e desmistificar a ideia de que essas doenças crônicas só afetam adultos, promovendo a conscientização e o conhecimento desde a escola.
A atividade incluiu uma palestra sobre escovação e higiene oral, realizada em parceria com estudantes do Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau, como forma de marcar o Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março. A ação também contará com a distribuição de kits de higiene bucal (escova e creme dental), viabilizados com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
“Nosso objetivo com o projeto Upanizar é promover o cuidado com a saúde de forma integral, levando informação e acolhimento até onde as pessoas estão. Ao estarmos dentro da escola, conseguimos conversar com os jovens sobre temas fundamentais como a prevenção da hipertensão e do diabetes, além de reforçar a importância da higiene bucal. A presença da UPA na comunidade precisa ser cada vez mais próxima, humana e educativa, ajudando a construir uma cultura de autocuidado e de acesso efetivo aos serviços de saúde”, destacou a coordenadora de Enfermagem da UPA Paulista e organizadora da atividade, Regina Ventura.
UPANIZAR - O projeto reforça o papel da UPA como porta de entrada fundamental da Rede de Saúde Pública do Estado de Pernambuco, promovendo a aproximação entre profissionais da unidade e a comunidade, em uma estratégia de cuidado mais humanizada e resolutiva. A iniciativa ainda visa identificar casos de hipertensão e hiperglicemia, orientar sobre hábitos de vida saudáveis, uso correto e armazenamento de medicamentos, além de alertar sobre riscos de interações medicamentosas. Também são feitas orientações assistenciais para facilitar o acesso às políticas públicas de saúde e sociais.