Hospital Maria Lucinda  promove o 26º Encontro Pacientes Especiais
  • 02 Dez

Hospital Maria Lucinda promove o 26º Encontro Pacientes Especiais

Compartilhe esse artigo

Momentos de reflexão, superação, esperança e acolhimento marcaram, na manhã deste sábado (2 de dezembro), o 26º Encontro Pacientes Especiais, promovido pelo Hospital Maria Lucinda. O evento aconteceu no Colégio Virgem Poderosa e reuniu, na sua maioria, portadores de doenças congênitas, como extrofia de bexiga e mielomeningocele, entre outras patologias, além de familiares, amigos, gestores e profissionais do Hospital.

O Encontro começou com o acolhimento e a entrega de camisas e brindes, seguidos de um café da manhã musical, embalado pela apresentação do violonista e técnico de enfermagem do Hospital, Anderson Gomes.

Compuseram a mesa de abertura o superintendente-geral e coordenador do encontro, o médico urologista Luiz Alberto de Araújo; a presidente, irmã Fabíola de Alencar Furtado; a diretora administrativa, Ana Cristina Passavante; a médica Paula Lyra, representando sua irmã, a governadora Raquel Lyra; D. Irene Almeida, presidente da Sahima e neta do comendador e fundador do Hospital Maria Lucinda; a anestesista Givanete Almeida; Carla Delfino de Barros, representando os pais; e Rosângela Tavares, representando os pacientes.

A presidente irmã Fabíola Alencar fez a abertura oficial. “Para nós, que fazemos o Hospital Maria Lucinda, vale a pena destacar que este Encontro nos dá a possibilidade de integrar valores humanos e, principalmente, a oportunidade de conhecer de perto pacientes e familiares, compartilhar das suas dores e dificuldades, transformando este momento em alegria e descontração”, disse.

“ Tenho muita alegria e felicidade de estar aqui em mais um encontro. Isso me faz lembrar quando tudo começou, com muita dificuldade. Hoje, esses pacientes me provocam, têm redes sociais e se comunicam entre si. O meu crescimento, ao longo desses anos, e o aprendizado com eles foram enriquecedores”, ressaltou o superintendente.

“O Maria Lucinda demonstra, através desse evento, o seu compromisso de apoiar a todos os pacientes especiais e seus familiares, bem como o avanço no processo de cuidados ”, afirmou a diretora.

“Parabenizo a iniciativa do Hospital Maria Lucinda por este evento, que tem uma ótima finalidade de acolhimento e humanização, especialmente, com as crianças especiais, que precisam de uma atenção diferenciada”, disse a médica Paula Lyra.

Roda de diálogo e diversão – Logo após a abertura, houve uma divisão dos grupos para a realização das atividades do 26º Encontro. O primeiro grupo, formado por cuidadores, participou de uma roda de diálogo, que abordou o tema: Cuidando do Cuidador, que teve como mediadora a fisioterapia Ingrid Brasil. Já o segundo grupo, que reuniu pais, pacientes e familiares, se divertiu com a apresentação do mágico e malabarista Wally Garrett, da Cia. Gerrett Circus. O Encontro ainda contou com a apresentação do Coral Curió, do Conservatório Pernambucano de Música, coordenado pela maestrina Hadassa Rossiter. No encerramento do evento, foi servido um delicioso almoço, com um musical e o tradicional corte do bolo.

Newsletter

Fique por dentro do Maria Lucinda