Hospital Maria Lucinda

Hospital Maria Lucinda

Há 94 anos, mais precisamente, em 9 de junho de 1929, era inaugurado no Recife o Hospital Maria Lucinda. A princípio, a unidade prestava assistência apenas às crianças, mas ao longo dos anos, aliada à dedicação de todos os profissionais da instituição e a expertise na administração assertiva dos recursos da saúde, o hospital se tornou um grande complexo hospitalar para atender a população de todas as idades.

Administrado pela Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA), o Hospital da Família conta com 185 leitos, sendo 141 distribuídos entre o público adulto e o pediátrico, além de 44 leitos de UTI (adulto e pediátrico).

A unidade de saúde disponibiliza Emergência Pediátrica, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Ortopédico e Ambulatório Geral (Clínica Médica, Pediatria Clínica (Geral/ Gastroenterologista/Endocrinologista/Pneumologista), Urologia Adulto e Pediátrica, Cirurgia Geral, Bucomaxilo, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Ortopedia, Nefrologia, Fisioterapia, Psicologia, Cardiologia e Vascular.

O Hospital também oferece atendimento às pessoas com doenças raras. O Serviço, inaugurado em novembro de 2018, é o primeiro centro de referência do Estado de Pernambuco. O Rarus tem capacidade para atender 100 pacientes por mês e conta com uma equipe multidisciplinar.

Desde 2017, o Hospital Maria Lucinda tem desempenhado um importante papel na formação de profissionais de saúde do Estado. Esse reconhecimento fez com que a instituição fosse escolhida para se tornar um dos hospitais escolas do curso Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). No Maria Lucinda, os docentes e alunos têm à disposição uma completa estrutura dedicada à construção dos conhecimentos teóricos e práticos necessários nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria.

Além do Hospital Maria Lucinda, a FMSA também administra o Hospital Regional Silvio Magalhães (Palmares) e o Hospital Ermírio Coutinho (Nazaré da Mata), além das UPAs Caxangá, Nova Descoberta, Cabo, Torrões, Caruaru, Paulista e Engenho Velho.

Newsletter

Fique por dentro do Maria Lucinda