Hospital Maria Lucinda forma primeira Brigada Permanente de combate ao mosquito Aedes Aegypt
  • 25 Mar

Hospital Maria Lucinda forma primeira Brigada Permanente de combate ao mosquito Aedes Aegypt

Compartilhe esse artigo

O Hospital Maria Lucinda formou, ontem (20/03), sua primeira brigada permanente de combate ao mosquito Aedes agypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e do vírus da zika. 

A brigada vai trabalhar visando à prevenção das doenças, realizando fiscalização permanente dos possíveis focos do mosquito por toda a dependência hospitalar.  

A enfermeira do trabalho, Alana Fontes, reforça que as arboviroses são endêmicas no Brasil, com o aumento dos casos no período de dezembro a maio. Além disso, o país passou de 1,8 milhão de casos de dengue nas primeiras 11 semanas de 2024, recorde histórico. Em Pernambuco, foram notificados 9.505 casos prováveis, o que representa um número 473% maior do que no ano passado. 

 

 Esforços como o da brigada são fundamentais para reverter esse cenário preocupante. 

As arboviroses são doenças totalmente preveníveis, desde que tomadas algumas medidas que evitem a proliferação do mosquito causador.

 As principais são: eliminar ou tampar objetos e locais que acumulem água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, piscinas sem uso, entre outros; e usar repelente. Além disso, é importante realizar a aplicação, por profissionais capacitados, de larvicidas nos locais que são focos de água parada.

Newsletter

Fique por dentro do Maria Lucinda