Filiais da FMSA promovem atividades alusivas à campanha Janeiro Branco
  • 26 Jan

Filiais da FMSA promovem atividades alusivas à campanha Janeiro Branco

Compartilhe esse artigo

No mês de Janeiro, por marcar o início de mais um ano, as pessoas costumam traçar metas, enxergar uma nova possibilidade de “tirar os sonhos do papel” e refletir a respeito da vida. Esses momentos, muitas vezes, geram estresse e acarretam problemas mais sérios, como ansiedade e depressão. Com o objetivo de chamar a atenção para esse contexto, foi criada a campanha Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional. A edição deste ano tem como tema “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?

Em quatro filiais da Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA) a campanha foi trabalhada fortemente no dia de ontem (25 de janeiro). 

 

No Hospital Ermírio Coutinho (HEC), em Nazaré da Mata, a atividade ocorreu no Central Áurea Azevedo em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal. Na ocasião, profissionais do posto e do HEC alertaram a população para os cuidados com a saúde mental e emocional, a partir da prevenção decorrentes de estresses, como ansiedade, depressão e pânico. O corpo gestor do Ermírio Coutinho e da prefeitura prestigiaram o evento.

 

Na UPA Paulista, as atividades foram direcionadas aos profissionais, pacientes e acompanhantes da filial. No encontro, foram discutidas as definições de saúde mental de acordo com a OMS e Janeiro Branco, evidenciando os hábitos cotidianos que ajudam a ter uma mente saudável, referenciando também a rede de saúde mental oferecida pelo município.

Na UPA Caruaru, foi realizada, sob a coordenação do Serviço Social, uma atividade externa na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da cidade. A ação contou com palestra ministrada pela mestranda em psicologia Luciene Gomes e ginástica laboral e dança comandados pela educadora física Norma Galvão. A equipe de enfermagem e os médicos Luciano Matos e Aline Melissa da UPA Caruaru realizaram, respectivamente, serviço de triagem e classificação de risco e atendimentos clínicos. Já a equipe do Serviço Social destacou a importância do cuidado com a saúde mental e apresentou o importante trabalho que realiza na filial.

Já na UPA Torrões, os colaboradores e usuários da filial assistiram à palestra Cadê "Eu"! Aonde estou e para onde vou!?, ministrada pela psicóloga Fabianni Meneses, da Secretaria Estadual de Saúde. No encontro, ela discutiu questões importantes e tirou dúvidas do público presente.

Newsletter

Fique por dentro do Maria Lucinda